Se a sua dúvida não for esclarecida, entre em contato conosco através dos nossos telefones, na recepção do laboratório com um de nossos atendentes ou também por e-mail.

> ATENDIMENTO

O que é necessário para realização dos exames?
É obrigatório a apresentação de RG, certidão de nascimento ou outro documento oficial no ato da abertura do cadastro. A apresentação de documento é exigência dos convênios, pois imprime mais segurança e garantia a todos os nossos clientes e também a seus acompanhantes.

É necessário agendar coleta de exames laboratoriais?
Não, somente no caso de coleta domiciliar. O atendimento no laboratório é por senha, para atendimento normal ou preferencial, obedecendo sempre a ordem de chegada.

> SANGUE

Porque o exame de laboratório deve ser interpretado somente pelo médico?
Porque a interpretação de um resultado laboratorial requer uma correlação entre os dados clínicos, epidemiológicos, uso de medicamentos, idade e sexo do paciente e muitos outros. Somente o médico tem condições de fazer uma análise correta de todos estes fatores.

Água “quebra” jejum?
Não. Mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina.

Exame de sangue tem que ser feito sempre em jejum?
Nem todos, alguns dispensam o jejum, outros exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame.

A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?
Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevado e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come alimentos ricos em gordura no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.

Por que quando se tira sangue para exame o local às vezes fica roxo?
Isso chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; insuficiente compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina, ou fragilidade da parede das veias (fragilidade capilar).

Dói colher sangue para exame?
Normalmente, não, pois o procedimento dura segundos. Mas isso vai depender da sensibilidade de cada paciente.

Ingerir bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?
Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de bebida alcoólica na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também altera o colesterol, mas pouco.

Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?
Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.

Fumar antes de fazer exame interfere no resultado?
Com certeza, se forem testes de agregação plaquetária ou curva glicêmica. Nesses casos, não fume no dia do exame.

Remédios interferem em exames laboratoriais?
Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em exames pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que estejam sendo tomados, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.

Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Sim. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, consequentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.


> URINA

Amostra de urina pode ser colhida em casa?
Idealmente os exames de urina deveriam ser colhidos no laboratório, mas é permitida a coleta em casa, desde que sejam seguidas as orientações quanto aos cuidados de assepsia, coleta, transporte e armazenamento. As uroculturas devem ser colhidas, preferencialmente, no laboratório.

O exame de urina tem que ser colhido na primeira urina da manhã?
Algumas características da urina modificam-se ao longo do dia, em razão do jejum, do tipo de dieta, da atividade física e do uso de medicamentos, por isso, geralmente recomenda-se a primeira urina da manhã e deve-se seguir a orientação médica. Na ausência desta solicitação, amostras ao acaso podem ser colhidas em qualquer período do dia, desde que haja no mínimo 4 horas de retenção urinária.

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame urina rotina?
O primeiro jato urinário transporta células e secreções presentes na uretra. Na investigação de infecção urinária é importante que o material não esteja contaminado com resíduos uretrais.

Menstruação, cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?
Sim. O ideal é fazer o exame fora do período menstrual, contudo, nos casos de urgência a urina pode ser colhida tomando-se cuidado com a assepsia para tentar evitar que o sangue menstrual se misture à urina. O mesmo é válido para cremes e óvulos, devendo-se adiar a coleta por 48 horas ou no caso de urgência fazer assepsia rigorosa, eliminando resíduos dos produtos.

È necessário algum tipo de jejum durante a coleta de urina de 24 horas?
Não. No caso de Clearence de creatinina é necessário apenas um jejum de 4 horas antes da coleta do sangue.

Posso ingerir bebida alcoólica durante as 24 horas?
Não.

Cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?
Não, desde que se adote dois cuidados: Não misturar esses medicamentos à urina e fazer uma boa higiene na hora de coletar a urina.

Como devo realizar a higiene para coleta de urina?
Homem: Lavar as mãos, em seguida lavar o pênis, retraindo todo o prepúcio, enxaguar e secar com gaze estéril ou toalha bem limpa
Mulher: No momento da higiene e da coleta, manter os grandes lábios afastados. Lavar a região genital de frente para trás, enxaguar e secar, usando gaze estéril ou toalha bem limpa. Não usar duas vezes a mesma gaze. Nunca inverter este movimento.


> FEZES

Para colher fezes, a pessoa precisa estar em jejum?
Não, recomenda-se a coleta em casa, em frasco apropriado fornecido pelo laboratório, sem contaminação com urina.

O uso de bebidas alcoólicas pode interferir na pesquisa de sangue oculto nas fezes?
Sim. O álcool é um irritante gástrico e sua ingestão em grande quantidade pode provocar sangramento no estômago. Deve-se evitar a ingestão de bebida alcoólica nos três dias que antecedem o exame.


> ACESSO A RESULTADOS

Como acessar o meu resultado pelo site?
Acessar o site: www.laboratoriomil.com.br no link: Resultados on line. Atenção: Alguns resultados não podem ser visualizados e devem ser retirados no laboratório onde realizou os exames com a apresentação do protocolo, ou documento de identidade.

Perdi minha senha de acesso aos resultados pelo site. Como faço para resgatá-la?
Por questões de segurança a senha será fornecida novamente apenas na recepção do laboratório.

Eu poderei ter acesso ao meu resultado pelo telefone?
Não, por questões de segurança não informamos resultados por telefone.


> ATENDIMENTO DOMICILIAR

Como agendar uma coleta domicíliar?
Para agendar coleta domiciliar, ligue para o laboratório e faça seu agendamento, tenha sempre em mãos: pedido médico, carteira do convênio, papel e caneta para anotações.

Como é calculado o valor da taxa domiciliar?
A taxa domiciliar é calculada por regiões e quantidade de pessoas que realizarão a coleta em domicílio.

Posso agendar coleta domiciliar para realizar qualquer tipo de exame?
Não. Alguns exames exigem preparos específicos, como coleta de crianças, por exemplo, e devem ser coletados nas dependências do Laboratório.

Quais os horários disponíveis para coleta em domicílio?
As coletas domiciliares são realizadas no período da manhã, verificar os horários disponíveis com um de nossos atendentes.

Realizei coleta domiciliar. Eu tenho acesso aos resultados pela internet?
Sim. O acesso a internet deverá ser solicitado no ato do agendamento. O coletador lhe entregará o protocolo com identificação e senha, caso o isso não ocorra entrar em contato com o laboratório para obter as informações necessárias de acesso aos resultados pela internet.

Copyright 2013 © Laboratório MIL - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato: (12) 3632-4191 / (12) 3632-4177 / (12) 3622-8855 / (12) 3622-6792